quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Grandma's cake!


Ontem foi o aniver da vó. Mama and me fizemos um bolo que ficou tri bonito. A receita é da Rita Lobbo e deu super certo. E os negrinhos fiz antes de ontem de manhã, é a receita tradicional (01 lata de leite condensado, 01 colher de sopa de manteiga e 04 colheres de sopa de chocolate em pó). O ponto, eu confesso, me deixa bem tensa. Na verdade é a mama que diz a hora que está provavelmente pronto. Em vez de granulado, ralei chocolate em pó meio amargo para enrolar os docinhos. Bah, ficaram muito bons - modéstia a parte.

O bolo é bem simples, mas particularmente acredito que o bolo, muitas vezes, é melhor que uma torta. As hortelãs da decoração são da horta da vó, então estavam cheirosíssimas. Segue abaixo a receita:

Ingredientes: 04 ovos, 01 xícara de açúcar, 01 xícara de chocolate em pó, 01 xícara de óleo, 01 xícara de água, 02 xícaras de farinha, 01 colher de sopa de fermento, manteiga, farinha e chocolate para untar a fôrma.

Modo de fazer: Preaqueça o forno a 180º graus. Unte uma fôrma redonda com manteiga. Faça uma misturinha meio a meio de chocolate em pó e farinha e polvilhe a fôrma toda. Numa tigela, coloque a farinha, passando pela peneira. Na batedeira (fizemos a mão - a quatro mãos na verdade, mama and me) coloque o açúcar e o chocolate em pó, passando pela peneira. Junte os ovos e o óleo. Bata na velocidade baixa, caso na batedeira, ou com um batedor de arame, se fizer a mão.

Aos poucos, vá adicionando a água e a farinha, alternadamente, batendo apenas para misturar. Por último, adicione o fermento. Transfira a massa para a fôrma e leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos, ou até que o palito saia limpo ao ser espetado no bolo. Retire e deixe esfriar por 15 minutos. Coloque um prato de bolo sobre a forma e, com o auxílio de um pano de prato, vire de uma vez. Quando o bolo estiver frio, espalhe a calda.

Calda de Ganache:
Ingredientes: 200 g de chocolate meio amargo (usei menos da metade) e 3/4 de xícara de creme de leite (usei menos também). - Minha adição foi umas gotinhas de baunilha.

A receita original é no banho maria, mas eu fiz direto no fogo mesmo, mexendo sempre o chocolate e o creme de leite. Ela também sugere que a panela vá para geladeira antes de espalhar a cobertura no bolo, mas nós pulamos essa etapa. E ficou bem bom!

That's all folks!

Um comentário:

  1. Que fofo Beaa!
    Acabei de ler este post imaginando tu falando ao meu lado, confesso que leio todos os teus posts assim!

    saudades enorme, e muitas felicidades

    Beijos,
    Caito

    ResponderExcluir