quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

About grandma...

Quando eu era criança, almoçava durante a semana na casa da vó. Consigo ainda hoje escutá-la dizendo que eu precisava comer alface para ter pele, as unhas e cabelo bonitos quando fosse mais velha. Eu queria ajudá-la na cozinha, mas como era muito pequena o que podia fazer era bater os ovos quando tinha omelete ou fortaia. Fortaia é uma comida da nossa região, é um omelete com queijo colonial, às vezes linguiça, varia conforme quem o prepara. Então eu batia os ovos com grande afinco, já que eles eram minha responsabilidade.

Ano retrasado a vó me ensinou a bater açúcar com manteiga, me mostrou a cor e o ponto que eles deveriam ficar. Ensinou-me a separar claras de gemas (I know, que embaraçoso alguém formada em hotelaria não conseguir fazer algo tão básico quanto isso), me ensinou como monitorar um bolo no forno, me ensinou o melhor molho branco que já comi na vida. A vó me deu também a primeira lição de costura, o ponto caseado, cuja tentativa inicial mostrei no primeiro post aqui do meu bloguinho.

A vó era profe. Acho que de certa forma uma profe nunca deixa totalmente de ser profe. A vó capricha para escrever, gosta de fazer cálculos de cabeça, não gosta de escrever palavras como "buraco" (orifício é mais bonito). Aprendi a tabuada em um joguinho que o vô fez quando ela lecionava, para que ela ensinasse seus alunos.

Aprendi com a vó e o vô tanta coisa que não conseguiria descrever tudo aqui. Acho que as lições mais importantes foram que a simplicidade e a sabedoria caminham juntas, na maior parte das situações, e que o carinho pode ser demostrado das maneiras mais inusitadas.

Semana que vem a vó faz 83 anos. Fizemos um cartão para ela, a mãe e eu, e para uma outra amiga, que também faz aniversário esse mês. Espero que vocês gostem! E elas também!





Um comentário:

  1. Bia, que post lindo. Sua avó vai ficar muito feliz com o cartão e, principalmente, por todo o sentimento que ele expressa. Um beijo.

    ResponderExcluir