quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Pequenos luxos

Nesse final de semana, o caderno Almanaque, do jornal Pioneiro, foi dedicado ao luxo. Trouxe-nos várias entrevistas com personalidades ilustres do cenário caxiense e seus hábitos requintados: grifes de roupas, calçados e bolsas, restaurantes luxuosos, viagens internacionais, itens glamourosos de decoração em apartamentos imensos, enfim, todos os itens normalmente presentes na vida de pessoas que dispõe de recursos para tal.

No final do caderno há o texto de Gilmar Marcílio, com sua visão pessoal a respeito do assunto. Compartilho com ele o ponto de vista que o luxo não se traduz necessariamente em artigos ou hábitos caros. Ele cita o silêncio, por exemplo, como um luxo. Visto que não se pode andar nas ruas sem compartilhar o gosto musical de inúmeros carros com sons homéricos, provocando até vibrações nos vidros das casas, quando não cruzamos com pessoas que esquecem da existência de fones de ouvido, dividindo assim com a sociedade a música que escutam no momento, realmente o silêncio tem um valor inestimável.

Considero um pequeno luxo, também, tirar uma hora do dia para fazer um bolo, lentamente. Coloco um cd calmo e vou, no meu ritmo, selecionando os ingredientes e observando a alquimia que a cozinha me proporciona. Um café recém passado com um pedaço de bolo caseiro, há prazer maior do que essa pausa no meio da tarde? Quando vem acompanhado de conversas animadas e sonoras gargalhadas, então, é o ápice do glamour.

Outro pequeno luxo, penso eu, é ver o resultado de meus trabalhos manuais. Talvez essa afirmação soe meio narcisista, mas provavelmente a maior parte dos artesãos se sente dessa maneira. É difícil explicar a ansiedade em ver um projeto pronto, à medida que ele vai evoluindo. E quando o resultado finalmente aparece causa uma espécie de orgulho muito legal de se sentir.

Enfim, esses - entre vários outros - são meus pequenos luxos, confesso que os prefiro em relação àqueles que podem ser adquiridos com um cartão de crédito. E para quem quiser uma ideia de bolo fácil e bem gostosinho para fazer num momento de preguiça, tem a receita do meu brownie aqui. That's all folks!


Nenhum comentário:

Postar um comentário