segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mundo colorido

Tenho uma amiga que fala há anos, desde que éramos adolescentes, que tudo vem da criação. O que ela quer dizer é que a personalidade e as ações das pessoas frequentemente são justificadas pela forma como elas foram criadas. Acredito nisso, pessoas que crescem em famílias bem estruturadas, cheias de amor e apoio, e com uma dose extremamente necessária de puxões de orelha ocasionais, provavelmente serão adultos mais bem resolvidos, por assim dizer.

Mas acredito também que, em termos de coletivo, a esperança deve ser depositada na educação e na cultura. Em um ensino básico sólido, em estímulos constantes para leitura, para artes, para conhecimento e valorização de culturas regionais e globais. Penso que a educação é a solução para o esgotamento da saúde pública, o aumento da violência, o crescimento econômico saudável, educação financeira, planejamento familiar, entre inúmeros outros fatores. É a porta para inúmeras possibilidades, para realização de sonhos, independente das origens das pessoas. É sinônimo de respeito pelo meio ambiente, pelos recursos naturais que ainda dispomos, pelo mundo que habitamos. Resulta em tolerância, em respeito pelo outro, em preocupação. Vou além, acho que a educação e a cultura significam um trânsito mais calmo e educado, com respeito entre veículos, pedestres e ciclistas. Significam valorizar o que realmente importa, perceber que a importância de uma pessoa vai muito além de seu sobrenome, a marca que veste ou o carro que possui. Significam, também, humildade e gentileza.  

Este final de semana no jornal li uma matéria sensacional, sobre uma pessoa que realmente deixa o mundo mais colorido. Em uma cidade minúscula do noroeste gaúcho, um dentista transformou sua sala de espera uma biblioteca. Hoje possui milhares de itens e toda a cidade é bem vinda para desfrutá-los. Milhares de pequenos mundos à disposição de quem desejar conhecê-los. 

Anyway, encerro hoje com duas fotos. A primeira é do cartão que fiz de dia das mamas para minha nona. Minha mama achou um molde lindo em um site de imagens fofas (ela tem um dom para achar essas coisas). Aproveitei o molde e o resultado está aí! E a segunda foto é de uma das paisagens maravilhosas da minha cidade, proporcionadas pela chegada do outono. E a placa está estrategicamente posicionada como um lembrete para nós, sempre apressados que não conseguimos perceber quanta beleza está ao nosso redor. 




Um comentário:

  1. Bia, parabéns pelo texto. Nossa, as folhas realmente ficam vermelhas no outono aí no sul? Só vejo isso pelos filmes! Que lindo! Beijinhos!

    ResponderExcluir