quarta-feira, 30 de maio de 2012

Extremos


A cidade está cheia, todos estão com pressa. Carros em todo lugar, brigas por uma vaga de estacionamento. Sair da faculdade é um suplício, uma lição de paciência diária. O final do dia é uma luta; buscar uma criança na escola, uma amostra de falhas de caráter. Faixa de segurança? Mera sugestão. As pessoas esquecem que um dia ficarão velhinhas, com um pouco de sorte, e precisarão de ajuda, de calma, que será necessário atravessar a rua (porque dificilmente alguém dirige até o final da vida).

Ambição que leva alguém a passar por cima de outro ser humano. A intolerância que faz ignorar as situações ao redor. Esquecemos que lidamos com outros seres humanos, que também têm alma, assim como nós (apesar que há quem esqueça de sua própria alma). A miséria aumenta na cidade. Escolhas, escolhas. As pessoas fazem as escolhas erradas, as escolhas fáceis. Mas penso também que, às vezes, falta um carinho, um abraço, humanidade, para que essa pessoa tivesse escolhido outro caminho. Talvez alguém que lhe desse atenção mudaria seu destino. Mas todos temos pressa.

Paralelo a isso, vejo que há esperança. Há senhores idosos que andam de bicicleta, que espalham bom astral e histórias boas, que esbanjam saúde e invenções. Há pessoas que abrem mão de seu conforto em prol de uma nova vida que já inicia de forma difícil, que começa com ainda mais percalços que o "normal". Há quem passe a noite em claro cuidando de um bichinho que está em extinção, que perdeu a mãe, que precisa ser alimentado. Há quem passe as madrugadas alimentando mendigos, há quem dedique a vida à saúde de quem não tem nenhuma esperança, há quem vá aos lugares mais difíceis para realizar um salvamento. Há quem se doe, nas inúmeras formas possíveis.

Escolher por um caminho ou outro normalmente começa em casa. A gentileza e o egoísmo costumam ser ensinados. As crianças enxergam diariamente os comportamentos e provavelmente irão repeti-los. Há exceções, é claro. Mas em todo caso, vamos espalhar a gentileza? Espero que tu que me lês a receba e a espalhe por todo canto.



Mudança total de assunto: semana passada fiz risoto de abobrinha (sucheti chamamos por aqui, não faço a menor ideia como se escreve). Bem bom e a abobrinha rende bastante, então fiz uma salada bem simples com o que restou dela. Piquei abobrinha e tomate, refoguei em um pouco de azeite de oliva e acrescentei aceto balsâmico. Temperei só com orégano. Bem gostoso o resultado final. Numa próxima vez vou usar berinjela e alecrim também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário