sexta-feira, 1 de junho de 2012

Bolos e vós

Meu vô adorava o bolo da vó. Consigo ainda escutá-los, quando paro para pensar, o vô pegava um pedaço e saía andando com ele, a vó dizia "pai, pega um prato!" (ele fazia uma trilha de farelos). Depois ele pegava mais um pedaço, fazia uma conchinha com a mão para segurar os farelos e fazia um sinal de silêncio para mim, para que eu não contasse para vó que ele estava comendo novamente sem prato, com cara de moleque. Era tri engraçado. Inúmeras vezes essa cena aconteceu, toda ocasião eu me divertia.

Ontem fiz um bolo com minha vó, um bolo que sábado o Anonymus Gourmet ensinou. Nada como a sabedoria das avós para nos ensinar a fazer um bolo. Elas sabem o quanto bater, o momento certo de adicionar os ingredientes, de tirar o bolo do forno. Que bom que Deus inventou as avós.

Segue a receita.

Bolo Tudo de Laranja
 Ingredientes: 02 laranjas, 04 ovos, 01 xícara de óleo, 02 colheres (sopa) de fermento químico, 04 xícaras de farinha de trigo, 03 xícaras de açúcar (usei o demerara orgânico), 02 xícaras de açúcar de confeiteiro, suco de meia laranja (na próxima vez usarei da laranja inteira).



Corte as laranjas em pedaços, retirando a parte branca do interior, e bata no liquidificador (as cascas ficam).
Acrescente os ovos, o açúcar e o óleo à laranja triturada e bata até formar uma mistura homogênea.


Passe a farinha e o fermento por uma peneira e misture bem. Aos poucos, junte a mistura batida no liquidificador e mexa bem. Bata a massa a mão até borbulhar.



(Pequeno comentário: a bacia da foto tem mais de 50 anos! E a fôrma de bolo que aparecerá daqui a pouco também.)

Despeje a massa numa fôrma redonda untada com óleo e açucarada (eu untei com óleo e farinha mesmo). Leve ao forno médio (200ºC) preaquecido por, em média, 40 minutos (no forno da vó precisaria ter ficado uns 45 minutos, varia conforme o forno). Desenforme ainda morno.


A caldinha é a mistura do suco da laranja com o açúcar do confeiteiro, fica cheirosa e com a aparência acima. Cubra o bolo com ela e that's it! Mangia che te fa bene! (Não sei se escreve assim, sorry.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário