terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

About food and care

Hoje na hora do almoço escutei uma conversa bem engraçada. Um rapaz contava sobre o irmão dele, que casou com uma guria que não sabia cozinhar. E estava constantemente faminto. A moça que conversava com ele fez a seguinte observação "bah, mas como que a mãe da guria não ensinou ela a cozinhar?". Um comentário bem comum para uma pessoa criada na cultura dos gringos aqui da serra.


Muito provavelmente se eu tivesse escutado essa conversa na minha adolescência teria achado um tanto quanto machista. Por que a guria tem que saber cozinhar? Esse creio que seria meu pensamento. É engraçado como as pessoas mudam. Hoje eu acabo concordando com ela. Por que a mãe da guria não a ensinou a cozinhar? Não que eu pense que seja uma obrigação da esposa alimentar o marido. Mas acredito que todos esses momentos sejam demonstrações de carinho. Explico: fico super feliz observando minha vó cozinhar, com toda a sua sabedoria antiga. Seus truques, seus trejeitos, acho lindo. Sinto me mais do que alimentada levando a marmita que minha mãe faz na hora do almoço, sinto me plena (sei, comentário Polyana, mas enfim, o que posso fazer). Tento observar cada jeitinho delas, cada sabor que elas acrescentam, cada toque pessoal. E preparar alguma comidinha gostosa para alguém me enche de prazer. Tento sempre limpar minha mente para passar somente boas vibrações para o alimento.


Li uma crônica há um tempo atrás dizendo isso. A pessoa (não lembro quem era a escritora) dizia que às vezes fazer comida para os familiares é visto como um sacrifício, quando na verdade nutrir devia ser considerado um ato de carinho. E também a transmissão deste conhecimento é um momento especial entre mãe e filha, ou qualquer que seja a relação entre professor e aluno.


Talvez por isso que nosso brócolis ficou tão gostoso hoje na hora do almoço. Porque veio da nossa hortinha, cultivada com muito cuidado e atenção.




Mudando de assunto, esses dois cartõezinhos são minha produção do final de semana. Muito bom gastar horas pensando em uma pessoa querida e tentar traduzir sua personalidade no papel.




Por fim, desejo um happy valentine's day to all! Qualquer data que nos lembre de dizer que as pessoas queridas são importantes para nós merece ser mencionada. E para encerrar postei uma das melhores animações para descrever o amor. That's all folks.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário