domingo, 12 de fevereiro de 2012

Handmade

Shakespeare disse: "O melhor banquete é feito de poucos comes e bebes e uma grande e calorosa acolhida." Achei uma ótima frase. Penso que essa frase traduz as refeições com pessoas especiais. Poucos momentos são tão bons quanto aqueles em que divido a mesa com quem amo.

Esse final de semana minha vó faz 82 anos. Queria muito dar um presente feito por mim, mas como não me ocorreu nada que ela realmente precisasse, compartilhamos um café da manhã bem gostoso. No final das contas, a convivência é o melhor presente para alma.

Para o café da manhã, fiz uma receita de pão que vi na televisão. A receita é de uma confeitaria no Rio de Janeiro e é muito gostosa, o resultado final foi aprovado.


Ingredientes: 50 gramas (1/4 xícara de chá) de açúcar, 400 gramas (02 e 1/2 xícara de chá) de farinha, 01 pitada de sal, 30 gramas (02 tabletes) de fermento fresco, 01 colher de sopa de manteiga sem sal, 180 ml (3/4 xícara) de leite, 01 ovo, 01 gema misturada com 01 colher de chá de café pronto.

Numa tigela coloque o açúcar, a farinha peneirada, o sal e misture. Reserve. Em outro recipiente coloque o fermento, a manteiga, o ovo, o leite e misture bem. Adicione a mistura de farinha e sove bem até ficar uma massa homogênea (uma delícia sovar pão. Libere a mente de todos os pensamentos ruins e pense somente em coisas boas, para passar boas vibrações ao pão). Polvilhe farinha nas mãos para desgrudar a massa dos dedos e a deixe descansar por 20 minutos.
Modele a massa dando formato de pão, polvilhe com farinha e transfira para uma fôrma de bolo inglês forrada com papel manteiga, deixando 10 cm nas laterais para o lado de fora. Pincele com a gema e deixei crescer até dobrar de tamanho.
Leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 30 minutos (eu deixei um pouco menos). Retire e siva.



Nada melhor do que pão quente. Aliás, adoro pão. Meu vô comia pão com literalmente qualquer combinação, era tri engraçado. E nada melhor do que reunir as pessoas que se amam na mesa. Comida para mim sempre teve esse significado. Até mesmo com meus amigos de infância, passamos a vida inteira nos reunindo em torno de algum programa gastronômico. O que serviu para tornar ainda mais forte meu elo entre sentimentos e comida.

E eu não consigo explicar o quanto é bom fazer algo que se gosta, por mais trabalhoso que seja, e ver o resultado final. Bah, tenho um prazer imenso em fazer as coisas que poderiam ser compradas prontas, simplesmente porque é muito bom olhar para algo que tu fizeste. Parece que as coisas artesanais têm mais significado, têm um pouquinho de quem as fez. É que nem com meu pãozinho, queria transmitir para minha vovó o carinho que tenho por ela de alguma forma. E nesse aniversário dela foi através dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário