quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Transformação

As pessoas não gastam muito tempo pensando em lixo. Na verdade é quase um reflexo recolhê-lo e descartá-lo. O que é feito depois pouco importa, desde que não esteja em nosso raio de visão.
Um dos projetos mais bacanas que foi feito em Caxias é a coleta seletiva no modelo que é hoje. Enormes conteiners ficam nas ruas, separados em seletivo e orgânico, e a população já descarta separadamente (ou pelo menos deveria). Os caminhões com bracinhos chegam e fazem a coleta. Os catadores de material reciclável, agora cadastrados pela prefeitura, também tem seu trabalho um pouco facilitado para seleção do que é de seu interesse.
Vi que São Paulo aboliu as sacolinhas dos grandes super mercados. Acho super bacana essas novas tecnologias que permitem o desenvolvimento de sacolas biodegradáveis. Em 03 meses elas já se decompõem, sensacional. Porém acho que São Paulo antes devia investir numa coleta seletiva inteligente. Acredito que esta é uma ação mais urgente do que a proibição das sacolas plásticas. Quando morei lá, no meu bairro não havia coleta seletiva. Além do que as sacolas ficam no chão esperando pelo caminhão, então se chove nesse meio tempo o destino delas é entupir os bueiros. Há alguns mercados e prédios que coletam o lixo separadamente, mas ainda assim são ações isoladas e insuficientes. Claro que devido às dimensões da cidade, é um trabalho extremamente difícil e cujos efeitos seriam sentidos somente no futuro, mas seria fundamental um projeto de conscientização da população sobre a importância de separar o lixo, de dar um destino correto a ele. Também é preciso acesso fácil a descarte de materiais como eletrônicos, eletrodomésticos, medicamentos, entre outros que não podem ter o mesmo destino do lixo doméstico.

Um dos destinos que pode ser dado ao lixo orgânico (cascas de frutas, vegetais e legumes e outras partes normalmente não utilizadas) é a compostagem. Ainda não cheguei a fazer uma composteira, mas é um dos projetos que tenho para o futuro. De qualquer forma, na minha vó as cascas frequentemente vão para horta, para adubarem um pouquinho o solo. Abaixo uma fotinho da horta como está nesse momento. Os brócolis começam a aparecer, coisa mais amada. E folhas dos repolhinhos também estão bem vistosas e felizes! 




Finalizo hoje o post com uma foto de algo muito engraçado. Minha mãe me deu uma toalha do Pooh na Disney, tri linda, com o Pooh olhando um tigre super selvagem e pedindo se é o Tigrão. Esses dias meu pai olhou a etiqueta, para ver a origem da toalha, e não é que é Made in Brazil! Tri engraçado. Um sinal para valorizarmos o que é nosso, as tantas coisas boas que são produzidas aqui. Hoje quase tudo é Made in China, acabamos perdendo o que é nosso por não reconhecer o quanto é bacana o que é local, o que é original. That’s all folks.


Nenhum comentário:

Postar um comentário