terça-feira, 4 de outubro de 2011

Brasilidades

Eu adoro viagens e culturas diferentes, adoro conhecer outras comidas, outras pessoas, adoro novos costumes. Mas acho que gosto tanto de tudo isso porque adoro ainda mais morar aqui, no Brasil. Eu gosto muito do Brasil.

Eu nasci em Brasília, mas vim para Caxias com dois meses. Então conheci Brasília de fato com 16 anos, em uma viagem muito bacana que fiz com minha mãe. Nunca vou esquecer o quanto era lindo a Esplanada toda iluminada de Natal, foi minha primeira imagem da cidade, ainda dentro do táxi a caminho do hotel. O quanto Brasília é linda como um todo, a divisão da cidade é muito legal.

Outra lembrança inesquecível que tenho é em Maceió, de uma praia chamada Dunas de Marapé. Bah, aquela praia era inspiradora. Aliás, também inspirador é chegar em Meia Praia, em Itapema. Há uma subida e, em seguida, a imagem breath taking da enseada. Santa Catarina é um estado maravilhoso, as pessoas são felizes, mil ciclistas em todos os lugares. E a comida... Hum, desafio alguém a ficar insensível a sequência de camarão dos restaurantes na Lagoa da Conceição.

São Paulo é uma cidade incrível. Ela me surpreendeu de mil formas. Sou a favor de um pouco as notícias sobre o trânsito e mais de toda a graça e personalidade deVila Madalena, dos buffets de café da manhã nas padarias, a Pinacoteca com seu prédio lindíssimo, a Paulista... Adoro a Paulista. E o parque do Ibirapuera então? Dio Cristo, aquele lugar não parece real de tão lindo.

Tive uma curta experiência no aeroporto do Rio, mas se morresse logo, ficaria feliz de ter sobrevoado a cidade maravilhosa. Bah, é surrealmente bonito. E o Rio Grande do Sul então? Conheço somente uma parte do meu estado, mas absolutamente adoro a parte que conheço. Houve uma época em que ia e voltava todos os dias de Caxias a Canela, no início da faculdade. Eu nunca enjoei daquela estrada, a beleza dela me fascina desde sempre. E nossa comida! Dio Santo, como eu gosto da nossa comida.

E Minas? Adoro Minas, adoro a alegria do mineiro, a forma como eles recebem, como eles sempre alimentam as pessoas... Minas tem um astral incrível. E Belo Horizonte é uma capital com jeito de interior, maravilhosa.

Ainda há tanto que eu não conheço, por isso não citei. Mas a diversidade cultural do nosso país é uma dádiva, toda a riqueza das regionalidades, das comidas, das pessoas... Adoro como tudo é repleto de histórias, de folclores, de cores locais. Preservem, por favor, preservem as cores locais.

E numa vitrine em NY consegui encontrar um gostinho da minha terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário