segunda-feira, 31 de outubro de 2011

What can I do


Para alegrar o início de semana, publico uma foto da mocinha que minha mãe levará a sua volta ao trabalho, comemorando o Halloween! Super adorei a ideia. A abóbora está repleta de chocolates e os saquinhos levam balas em forma de ossinhos, dentaduras e ratinhos!!! Feliz feliz!!!!

Nasceu a criança "07 bilhões" (acho essa expressão tão engraçada) no planeta. Enquanto isso, neste mesmo planeta, 925 milhões de pessoas passam fome. Minha vó recebe mensalmente um informativo dos Médicos Sem Fronteiras sobre as suas ações ao redor do mundo (inclusive em nosso país e na França, pasmem) e fiquei impressionada por perceber a magnitude de certas doenças, como Tuberculose. É quase incrível o número de pessoas que ainda morrem de diarreia. De lugares em que a violência não permite que a assistência voluntária chegue. De pessoas sem acesso à água limpa. De crianças cujo grau de subnutrição não imaginei ser possível.

Enquanto isso no Brasil o número de crianças obesas na faixa etária de 05 a 09 anos aumentou 300% no período de 1989 até 2009. Cresci comendo pão integral, banana com aveia e sou muito grata aos meus pais por isso. Minha vó não me deixava sair da mesa até terminar o que havia no prato. Posso ainda ouvi-la dizendo para que eu comesse alface, que me deixaria com a pele, as unhas e os cabelos fortes e bonitos no futuro. Pais, é difícil uma criança dizer "oba, brócolis". É a tarefa de vocês forçá-los, quando preciso. Eu sei, fácil para mim dizer, não sou mãe. Mas quem os ensinará se não vocês? Não criem pessoas fracas, doentes, com sérios problemas de auto estima.Expliquem, ensinem, tenham trabalho com seus filhos. Invistam o melhor de seu tempo neles.

Aliás, espero que a próxima geração receba uma educação conjunta dos pais e escola, não larguem a responsabilidade inteiramente uns nas mãos dos outros. Com 07 bilhões de habitantes no mundo, por favor pais, ensinem seus filhos o valor da água, a não desperdiçarem energia elétrica, que sejam consumidores conscientes. Ninguém precisa de tantos tênis, de tantos videogames, de tantos celulares. Ensinem que não há mais onde (desculpem me pela expressão grosseira) "enfiar" tanto lixo, que não há mais sistema de saúde (nem sequer privado) em algumas épocas do ano para tantas pessoas doentes (então cuidem-se, alimentem-se direito, façam exercícios para não precisarem tanto dos hospitais, para deixar vagas para aqueles que não têm escolha).

Semana passada vi uma matéria no programa Bem Estar sobre uma moça jovem que tomava 04 remédios por dia. Alguém me explique por que uma pessoa saudável e jovem toma 04 remédios por dia para funções básicas? Pessoa, coma aveia e suba escadas que uma parte de seus problemas já será resolvida. Pais, pelo amor de Deus, ensinem seus filhos a buscar a solução correta para seus problemas, não somente a mais rápida. Ensinem valores e limites, ensinem o valor do dinheiro e que ele não compra tudo, que eles devem pensar um pouco nas pessoas, nos animais, no ambiente, enfim, não somente no seu próprio umbigo. Uma nação de 07 bilhões de habitantes egocêntricos não durará muito tempo. Já basta o egocentrismo exacerbado no campo da política, relatado de forma hilária na coluna do Gilberto Blume, no Pioneiro deste final de semana. Para a surpresa geral (ou nem tanta, na verdade) a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul gastou R$ 7.900,00 numa CHURRASQUEIRA. Se os representantes políticos (alguns, claro, imagino que nem todos sejam assim), que deveria ser a principal representante da população, tomam uma atitude dessas, as pessoas devem dobrar a consciência na hora de fazer escolhas.

Eu sei que não tenho conhecimento suficiente para opinar em relação a maior parte das questões acima, que sou uma mera pirralha cuja vida é fácil e é igualmente fácil julgar todos esses aspectos do mundo. Mas é necessário pensar a respeito, é urgente que sejam feitas algumas mudanças em nossas vidas confortáveis, por favor, pensem nisso...

That's all folks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário