quinta-feira, 12 de julho de 2012

Histórias, culturas...

Tem uma revista que adoro ler, a Espresso, que falar de café (obviamente), comidas, chás, coisas lindas, enfim... Um pouco de vários assuntos bacanas sob um ponto de vista que envolve a cultura e as pessoas envolvidas nessas produções. 


É formidável a maneira como o café influencia a vida de diversas populações. Por exemplo, uma das matérias da revista fala sobre o café Conilon, de origem africana, cuja produção completa 100 anos no Espírito Santo. Houve um super trabalho de capacitação voltado para os cafeicultores para melhorar a qualidade do café em questão, envolvendo 78 mil famílias e empregando 250 mil pessoas. O Espírito Santo é o segundo maior produtor mundial desse tipo de café.


Na mesma edição em que traz o café Conilon, há uma matéria linda sobre a produção de chá nos Andes. É uma produção super artesanal e carregada de história e sabedoria de um povo. O processo é trabalhoso e o conhecimento ancestral dos camponeses é essencial para que o resultado final seja o melhor possível. O que resulta em algo super bacana, pois as culturas antigas são preservadas e valorizadas, colaborando até mesmo com a melhoria na auto estima desta população.


É tão triste quando algo se perde no tempo pois não houve interesse ou registro de preservação. Vidas inteiras, culturas que nos preenchem e não devem ser deixadas para trás. Por isso gosto tanto de publicações como esta, repleta de histórias de produtores, famílias, tradições. Pequenos fragmentos de cultura que precisam de reconhecimento, de valorização.




Encerro com meus dois novos porta lencinhos. Absolutamente amei a padronagem deste tecido, super diferentinho, com pássaros felizes. That's all folks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário