quarta-feira, 4 de julho de 2012

Mudar



Se fosse desejar algo para o mundo, desejaria que as pessoas fossem mais abertas para a mudança. Que elas percebessem que mudança de hábitos alimentares diminui a necessidade de estar sempre em prontos socorros, sempre reclamando dos péssimos serviços relacionados a saúde pública. Acabei de ver na televisão uma criança cuja mãe coloca uma coxinha na lancheira dela, para ir à escola.  Penso que é tão óbvio que isso acarretará em algo negativo para a criança, não é preciso ter grandes conhecimentos nutricionais para essa conclusão. É tão mais fácil ensinar uma criança a comer direitinho desde cedo, à fazer pequenos trajetos a pé, a conversar um pouco com os amigos ao vivo, e não através da tela de um computador. Ansiedade, depressão, envelhecimento precoce, dores, inúmeros gastos com remédios, tudo isso poderia ser evitado se as pessoas fossem um pouco abertas a mudança de hábitos.

Outra coisa que já ouvi diversas vezes é que não há como manter uma alimentação realmente saudável sem cozinhar em casa. Ao cozinhar sua própria comida, é possível trocar uma parte do sal por temperos, conseguimos controlar a gordura da preparação, dá para exercitar a criatividade. Juro que não entendo essas pessoas que se orgulham de nunca pisarem na cozinha. Elas não sabem o que estão perdendo. Além do que, esse é um hábito que representa uma tremenda economia e possibilita a pessoa descobrir tantos sabores, tantos novos ingredientes, todo um novo mundo de cheirinhos e possibilidades.

Espero que um dia as pessoas percebam o quanto perdem por dependerem tanto de um carro. Quantas possibilidades de encontrar com um amigo na rua e ter cinco minutos de uma conversa completamente agradável, de ver pássaros gordos e divertidos caminhando em sua frente, de ver paisagens tão lindas que passam despercebidas na neurose do trânsito cada vez pior.

Enfim, torço de coração que chegue o dia em que uma parcela maior da população perceba o quanto é fácil tornar a vida mais simples, o quanto é possível mudar um pouco (não totalmente, é claro que a vida fica mais feliz com um pedaço de torta de vez em quanto) para melhorar a forma de passarmos por nossa existência, o quanto essa mudança melhora o mundo de que tanto dependemos.

PS: As fotos que antecedem o texto é de um presentinho, espero que vocês gostem.
That's all folks.

Um comentário: