terça-feira, 31 de julho de 2012

Torta Cioccolatina



Ontem foi dia de Torta Cioccolatina! Tirei essa receita de um livro de receitas familiares de Mamas Italianas. A tortinha, ou bolinho, como preferir, é bem saborosa. O meio fica macio e úmido e a casca um pouco mais sequinha, bem bom para acompanhar um café. A receita segue abaixo:

200 gramas de açúcar (usei o demerara orgânico), 200 gramas de chocolate meio amargo, 04 ovos, 100 gramas de manteiga, 03 colheres de farinha, 01 colher de baunilha, 03 colheres de conhaque. (Lembrando sempre de peneirar os ingredientes em pó.)

Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria. Transfira para uma vasilha, deixe esfriar um pouco. Em seguida adicione o açúcar, as gemas (sempre tenso separar as gemas das claras, no entanto ontem fui bem sucedida), uma por vez, a farinha, a baunilha e o conhaque. Tudo lentamente e com cuidado.


Acrescente delicadamente as claras batidas em neve (graças a minha vó finalmente aprendi a bater claras em neve), mexendo de baixo para cima, até obter uma massa lisa e homogênea. Despeje a massa numa fôrma redonda untada (usei papel manteiga) e leve ao forno preaquecido por 20 minutos (deixei 30) a 180ºC. Deixe esfriar e polvilhe com açúcar de confeiteiro. (Coisa mais amada, parece que nevou em cima do bolo.)



That's all folks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário