quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Cookies!


Acho engraçado pessoas que nunca comem nada "de casa". Embora tenha passado bastante tempo em São Paulo desta forma, hoje não quero mais. Agora em nossa viagem, por exemplo. Víamos as pessoas sempre comendo fora, os buscando comida de restaurante para comer de uma forma horrorosa, em frente ao computador e no telefone, na mesa de trabalho. Isso que vimos em vários mercados sacos com cebolas, alhos e outros temperos já descascados e picados. É só colocar os ingredientes na panela e lavar a loucinha depois. Além de considerar mais gostosa, a comida que preparamos em casa é bem mais saudável, uma vez que tu podes controlar quanto sal tu queres, colocar todos teus temperinhos favoritos, maneirar nas gorduras... Enfim...

Minha mãe e eu conversamos sobre isto hoje de manhã, enquanto ela fazia um belíssimo molho de tomate e eu assava os cookies aí em cima, que tirei do site Quitandoca. Na verdade eu nem gosto mais de biscoitos industrializados, sempre sinto como se eles deixassem uma gordura estranha no céu da boca e são excessivamente doces (mesmo tendo uma quantidade bizarra de sódio). Mas quando tu faz cookies em casa é tão bacana a sensação de ver pronto algo que tu fizeste. Além do que, como eu disse acima, tu podes controlar a qualidade e a quantidade dos ingredientes (eu costumo usar açúcar demerara, por exemplo, e normalmente menos do que a receita pede). E, de quebra, a cozinha fica com aquele cheiro delicioso de algo assando no forno.

Os ingredientes para esta receita são: 175 gramas de farinha de trigo peneirada, 100 gramas de manteiga sem sal, 1/2 colher (chá) de fermento em pó, 01 minúscula pitada de sal, 1/4 de cálice de vinho branco seco, 01 colher (sopa) de chocolate em pó, 60 gramas de açúcar (usei demerara), 50 gramas de nozes grosseiramente picadas, 02 gotinhas de essência de baunilha.

A forma de prepará-lo não poderia ser mais fácil: misture todos os ingredientes (pode ser na batedeira, eu fiz à mão). Se estiver muito seco, acrescente um pouco de água. Quando ela estiver homogênea (a minha ficou grudentinha), fazer bolinhas e assá-las em forno pré aquecido por uns 15 minutos a 180º.


Para não precisar untar a fôrma, usei meus tapetinhos da Martha Stewart, bem bons.
That's all for today folks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário