sábado, 31 de março de 2012

Sobre comida e sentimento


Comida é algo muito pessoal para o gringo. Conversando com minhas amigas sobre massas, polentas, queijos e galetos hoje cheguei mais uma vez a esta conclusão. Uma delas até descreveu com tamanho entusiasmo a consistência do sagu da vó. Sem contar na conversa ontem com meus colegas sobre a maneira como cada vó faz tortéi, como se faz figada na casa de cada um, a comparação de receitas para o brodo da sopa de agnoline. A comida para o gringo não é só comida: são recordações queridas, são memórias doces dos avós, das colônias de familiares, de valores fundamentais. O chá de ervinhas da horta para melhorar da gripe. O pão feito no forno de pedra, no fundo do lote. A comida para o gringo é sentimento. Os temperos de cada família, o modo como cada um faz o molho de tomate. A comida para o gringo vai muito além da mesa repleta de conversa, risos e som. A comida para nós têm alma, leva carinho, constrói histórias.

Embora não seja comida de gringo, hoje posto uma receita de cookie que até já coloquei no blog há um tempo atrás. Mas dessa vez recheio a receita com fotos!

Ingredientes: 55 gramas de manteiga, 3/4 de xícara de farinha peneirada, 1/2 xícara de açúcar (usei o demerara), 01 ovo, 1/2 colher de chá de fermente, 01 colher de chá de essência de baunilha, 180 gramas de chocolate meio amargo picado.



Bom, a receita é bem fácil e terapêutica: misture todos os ingredientes com as mãos. Quando a massa estiver homogênea, faça bolinhas e distribua numa fôrma untada com farinha e manteiga ou com tapetinho anti aderente.



Leve ao forno pré aquecido a 180ºC por cerca de 10 a 20 minutos (atenção porque o tempo muda bastante conforme o forno). That's all folks!

PS: Os créditos das fotos enquanto eu estava com as mãos literalmente na massa são de minha mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário