segunda-feira, 16 de abril de 2012

Diferentes mundos


Não há melhor viagem do que a realizada através de um livro. Mil lugares encantadores, histórias mágicas, personagens apaixonantes. Inúmeras possibilidades de ser transportado para um universo fenomenal sem sair do sofá.

Sou compulsiva, se começo a gostar de um livro, pode esquecer da minha pessoa por um bom tempo. Preciso lê-lo em cada intervalo de tempo que disponho. Tenho uma cópia de Orgulho e Preconceito (possivelmente meu livro favorito) que é da adolescência da minha mãe. Ela está gasta (claro que sua idade também contribui com seu estado), completamente escrita e minhas passagens favoritas marcadas. Eu chegava a ler só essas partes na falta de tempo de lê-la inteira. Não me canso dos diálogos de Elizabeth e Mr. Darcy. Confesso, completamente obcecada.

Minha primeira experiência como "escritora" possivelmente foi a história de Bidu e Bugu, uma parceria com minha amiga mais antiga na escola. Era a história de dois macacos amiguinhos e suas aventuras. Lembramos felizes até hoje de nossa "obra".

O livro é um instrumento tão democrático, permite a todos o embarque em um mundo completamente diferente. E para cada um, uma experiência completamente particular.

Minha infância foi ainda mais feliz graças a Turma da Mônica e ao Menino Maluquinho. Minhas tardes de adolescência, então, eram mágicas. Cheguei a loucuras de ler em uma tarde alguns livros, pois não conseguia me afastar deles (cito três exemplos: Cai o Pano, o último e mais fantástico livro da Aghata, O Hobbit, a história mais graciosa de Tolkien, e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, para mim the best livro da série Harry Potter).

O shopping está com um projeto bem bacana, tu podes levar um livro antigo e trocar por outro que esteja lá disponível. E de quebra encontra o Dom Quixote que aparece na foto do início do texto!

Há algo ainda mais mágico em livros usados. Sinto como se eles carregassem um pouquinho mais de encanto, de histórias. Como se cada mão pela qual ele passou tenha lhe concedido algo a mais. Loucura, I know, mas adoro essa possibilidade. Torço que ações como essa sirvam como estímulo para uma pausa encantadora em meio a tanta aceleração tecnológica dos nossos dias.

Encerro com uma foto do café da manhã de ontem. Não consigo descrever o quanto considero o momento mais... Tri do final de semana o café da manhã. Adoro sentar com calma, conversar em meio ao aroma de café recém passado sem nenhuma pressa, sem contar que as comidas de café da manhã, bah.... São as melhores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário