terça-feira, 10 de abril de 2012

Prato Limpo

Acho comida algo muito pessoal. Relaciono com família, infância, momentos, felicidade, saúde entre mil outros adjetivos. E, embora eu saiba que trata-se de uma realidade bem presente, muito me choca que seja preciso fazer uma companha (não lembro se de âmbito municipal, estadual ou nacional) para que as crianças do ensino privado comam frutas, verduras e legumes diariamente. Sim, li no jornal esse final de semana que, em função do aumento surreal de estudantes obesos e do baixo consumo de itens nutritivos, haverá uma campanha para melhoria na qualidade da alimentação das criaturas. Me caiu os butiá do bolso.

Nessa mesma matéria, li sobre o sucesso da campanha Prato Limpo em um colégio municipal caxiense, na qual além de receberem alimentação de qualidade, as crianças também aprendem sobre o valor nutricional e as vantagens que cada alimento traz ao organismo. Uma "win win situation", uma vez que essa cadeia beneficia também aos pequenos produtores, responsáveis pelos alimentos servidos na alimentação das escolas públicas. Além de tudo, crianças bem nutridas dificilmente estarão sobrecarregando o já cansado sistema de saúde pública. E elas levam as informações às suas casas, isso que é mágico nas crianças, elas são verdadeiras multiplicadoras da informação, pois passam adiante o que aprendem na escola.

Uma alimentação de qualidade é barata (compare o preço de um pacote de porcariazitos com o quilo da banana), gostosa, traz saúde, auto estima e felicidade (vários alimentos têm ligação com o estado de espírito do ser humano), além de diminuir as visitas ao médico e à farmácia. E com a facilidade de acesso ao conhecimento, com as toneladas de informações disponíveis em todo lugar, fico impressionada com o descaso dos pais em relação a educação alimentar de seus filhos. Principalmente porque esse descaso irá refletir em vários aspectos da vida da criança.

Anyway, passando o momento de indignação, sexta feira passada era dia de estrogonofe de camarão aqui em casa!!!! Soooo delicious. Abaixo segue modo de fazer. That's all folks!!!




Pico cebolinha, cebola e alho poro, que vai para panela ser refogado. O tomate é passado no processador, e também vai a panela quando os demais ingredientes já estiverem um pouco dourados. Um pouco de extrato de tomate, um pouco de água, uma pitada de sal e, em seguida, os camarões!


Para virar estrogonofe, só adicionar um toque de conhaque e um pouco de creme de leite. Para virar molho para uma pizza absurdamente deliciosa, é só aproveitar o aroma delicioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário