sexta-feira, 6 de abril de 2012

Easter mudcake

Falei há um tempo atrás de um livro muito bacana da lindíssima Rita Lobo, em que ela intercala a sua vida com receitas. Chama-se "A conversa chegou à cozinha". Uma das crônicas do livro é sobre o dia em que acordamos com o pé esquerdo e não estamos com um estado de espírito... Polyana digamos. E para "receitar" essa crônica ela escolheu um bolo americano, chamado Mudcake (literalmente bolo de lama - coerente com o estado de espírito em questão).


Apesar do nome, o bolo combina com a Páscoa, porque é tri achocolatado. Então ontem me aventurei em fazê-lo. Tive um super acidente no meio do percurso. Pasmem, esqueci de colocar a receita na manteiga! Incrível, uma vez que a primeira providência que tomei em relação ao preparo do bolo foi colocar a dita cuja numa canequinha para derretê-la no fogão. Mas quando fui lavar a louça me dei conta que ela estava lá, me olhando com reprovação. Afinal de contas, como pude esquecer de algo que cheira tão bem?! Que ultraje!

Felizmente eu estava fazendo o bolo na casa da minha vó. As avós têm um dispositivo que faz com que elas tenham capacidades superiores às dos demais mortais. Elas têm uma sabedoria toda especial e simplesmente conseguem dar um jeito nas coisas, por mais perdidas que elas pareçam!

E assim foi. Minha queridíssima vovó conseguiu salvar o meu bolo! Por isso que meu projeto de vida é um dia ser avó e me tornar um super ser humano, com diversos segredos para melhorar a vida de quem eu gosto. E abaixo segue a receita do bolo:

Ingredientes para massa:
Raspas de 01 limão, 04 ovos, 120 gramas de manteiga, 02 colheres de sopa de farinha de trigo (sempre peneiro antes de usá-la), 01 e 1/4 de xícara de açúcar, 02 colheres de sopa de Vinho do Porto (usei conhaque), 200 gramas de chocolate em pó, 01 pitada de sal, manteiga e farinha para untar.

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma fôrma retangular com manteiga e farinha. Raspe a casca de 01 limão (e esprema o líquido dele para tomar com água depois, faz um bem danado) e cuide para não raspar a parte branca dele, que pode amargar a receita. Derreta os 120 gramas de manteiga (e se for uma pessoa meio cabeça de vento tipo eu deixe bem à vista!). Separe as gemas das claras (primeira vez na vida que fiz isso de forma completamente bem sucedida! Feliz Feliz!) e bata as claras até ponto de neve. Comece batendo em velocidade baixa e vá aumentando aos poucos. Quando começar a formar picos, transfira para outra tigela e reserve.


Sem lavar a tigela e a pá da batedeira, bata as gemas com o açúcar até obter uma gemada clarinha.


Junte a farinha, o vinho, as raspas de limão e a pitada de sal. Desligue a batedeira e adicione o chocolate em pó e a manteiga com uma colher ou batedor de arame. Junte metade da clara em neve e, quando o chocolate já estiver incorporado à massa, volte a mistura à batedeira. Bata até a mistura ficar lisa e desligue.



Incorpore a outra metade da clara em neve, misturando com uma colher ou espátula. Transfira a massa para uma assadeira e leve ao forno por cerca de 20 minutos. (Foi nessa altura que colocamos à manteiga, poor cake!)

Para a calda: Misture 01 lata de creme de leite, 01 xícara de chocolate em pó e 01 colher de chá de essência de baunilha numa panela em fogo baixo. Mexa e não deixe ferver.



Quando o bolo estiver pronto, é só espalhar a calda! That's it! Bom, minha primeira experiência com o bolo em questão não deu completamente certo, mas de qualquer forma o resultado final com um café até que ficou bem gostoso. E nada como uma vó por perto para salvar o dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário