sexta-feira, 20 de abril de 2012

Escritas queridas

Os alfajores da minha prima fizeram super sucesso na minha casa, a receitinha já foi feita umas quantas vezes num curto espaço de tempo! Feliz feliz! Eles são práticos e têm uma carinha fofa, então é quase uma produção em massa para dar de lembrancinhas a pessoas queridas! E a foto acima é da embalagem que eles ganharam hoje de manhã.

Por falar em pessoas queridas, tenho adoração por cartas. Tenho duas caixas cheias delas, onde é possível acompanhar grande parte da minha evolução como ser humano. Uma das mais antigas é de uma amiga que menciono aqui com frequência, que conheço há vinte anos. Ela me escreveu num amigo secreto de cartas, que fizemos com as amigas de rua dela. É engraçado que ela tem praticamente a mesma letra até hoje.

Tenho muitas cartas dela, da minha amiga que conheço desde o pré e de uma amiga que atualmente mora no Rio. As cartas desta última são, na maioria, de quando ela morava aqui em Caxias e passava as férias em Campinas. É possível escutá-la falando através das cartas, porque são escritas com a mesma velocidade do pensamento dela. Inclusive ela passada corretivo para corrigir algumas palavras, que, no entanto, nunca ganham correção. Uma das cartas em questão tem 09 folhas, preenchidas frente e verso. É incrível o quanto da personalidade dela ela consegue transmitir no papel, praticamente um dom.

Já as da minha amiga desde o pré são sempre com estrelinhas. Passam os anos e todas as cartas, cartões e bilhetes dela tem estrelinhas. E todas as cartinhas da época de escola mencionam as paixões engraçadas que tínhamos em comum, pelo Egito, por exemplo. Cheias das nossas personalidades.

As cartinhas da primeira amiga que mencionei também tem uma característica comum: ela tem o hábito de sempre colocar o horário que ela escreve e o que ela estava assistindo, escutando ou comendo. Tenho um amigo querido de escola que as cartas e os bilhetes dele normalmente têm desenhos. De ET's na maior parte das vezes. E são escritas no papel que ele tem no momento, então frequentemente são em folhas de agendas.

Tenho cartas e cartões dos meus pais, de quando morei em Canela, Santa Catarina, São Paulo... As personalidades deles impressas em cada uma delas. O amor, o carinho, a saudade. Inúmeros cartões dos meus avós, sempre com poesias e acrósticos da minha querida vovó, que nunca deixa de lado sua parte professora. Que nunca deixa passar uma ocasião em branco, sem alguma palavra carinhosa. Cartas de amigas de Canela, desenhos de momentos artísticos de meus queridos, bilhetes de escola, cartões de amigos de São Paulo, cartinhas do meu boyfriend, com a letra toda especial dele... Tudo guardado com tanto carinho.

Sei que não podemos nos apegar a "coisas", elas são apenas "coisas", no final das contas. Mas as cartinhas representam mais, são momentos, fases, pessoas e um sentimento do tamanho do universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário