domingo, 8 de abril de 2012

Sobre a Páscoa!


Li um texto muito bacana hoje do Gilberto Blume sobre a Páscoa. Ele dizia sobre a "pureza" da Páscoa no que diz respeito ao consumo, uma vez que o presente normalmente é apenas chocolate. Ainda não é uma data campeã de consumo como o Natal, por exemplo. É uma data mais de "vamos trocar chocolates em nome do carinho que temos um pelo outro". Algo assim...

Penso que essas datas são boas para reforçar alguns valores. Gentileza é um deles. Penso que a gentileza muda o dia de alguém. Que um conjunto de gentilezas é um pequeno passo em direção a um mundo mais feliz. Gentileza com as pessoas que estão trabalhando nos dias de feriado, com quem tem mais idade e precisa de nossa paciência, com as pessoas que estão diariamente ao nosso lado e frequentemente esquecemos de tratar com um pouco mais de educação.

Um pouco mais de tolerância. De compreensão. Colocar-se no lugar das outras pessoas. Pensar nas outras pessoas. Às vezes reclamamos que certas situações são "o final do mundo", damos tanta importância a fatos minúsculos enquanto alguém ao nosso lado está passando por um problema sério. Às vezes ouvir um pouco mais do que falar pode salvar a vida de alguém. Ou pelo menos nos faz perceber que alguém precisa de ajuda, que podemos fazer algo por ele ou ela. Nem que seja apenas escutar.

Fazer também é importante. Tu queres fazer algo? Então pare de reclamar da vida e faça. Ou assuma que não é tão importante assim e move on. Está deprimido? Vá a uma instituição filantrópica e ajude quem realmente tem problemas. Sim, a vida é difícil para todos. Sim, todos temos problemas muito difíceis, situações de vida que realmente machucam. Mas chore um pouco, coma um chocolate (aproveite que é Páscoa e com certeza deves ter em casa), durma e amanhã será mais fácil lidar com o que quer que seja. As coisas sempre parecem mais difíceis quando estamos passando por elas. Depois passa e elas nos tornam mais fortes.

Enfim, é Páscoa! Aproveite e diga para as pessoas importantes o quanto elas são queridas por ti. Coma um chocolate, preste atenção a detalhes que normalmente passam despercebidos e iluminam nossos olhos quando nos damos o trabalho de notá-los, veja a lua linda lá fora. Gasta mais tempo vendo o pôr do sol e menos em frente a televisão.

Feliz Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário