sexta-feira, 22 de julho de 2011

Bolinhos de chuva!!!!


Agora (na verdade não tão agora, mas relativamente recente) há uma nomenclatura para comidas que são feitas mais vagarosamente, que trazem boas sensações, a confort food. Acho engraçado porque há um tempo atrás tudo praticamente era confort food, então não acho que seria necessário um nome para ela. Era... just food, que comíamos todos os dias. Entristeço me em ouvir pessoas cujas refeições diárias são fast foods... Hipocrisia dizer que elas não são boas, claro que eu gosto de comê-las. Mas todos os dias, bah, até me deprime. Eu, como portadora de um cérebro extremamente gordinho, relaciono muito a comida com emoções, com história, com lembranças... O que é despertado em alguém ao comer batata frita e hamburger todos os dias? Que memórias tu irá recordar desta forma (frase meio redundante)? Na minha opinião comida deve ir além... Deve trazer conforto, deve ser inspiradora, deve ser degustada bem devagar, para que possamos nos surpreender com os sabores que nem sabíamos que estavam lá. É claro que eu sou um tanto antiquada neste assunto, como em tantos outros, mas enfim...

Em homenagem ao dia de ontem, que era uma cerração que não conseguíamos nem enxergar o próprio nariz, e uma molhação sem fim, minha vó fez bolinho de chuva. Bah, quer coisa mais difícil de parar de comer do que bolinho de chuva? A fotinho acima é dos mocinhos em questão e abaixo a receitinha dele:

Ingredientes do Bolinho de Chuva:
05 colheres de sopa de farinha, 02 ovos, 01 pitada de sal, 01 colher de sopa de cachaça (eu sei, soa estranho, mas o gostinho no fundo do bolinho é uma delícia), 3/4 de xícara de chá de açúcar, 02 colheres de café rasas de fermento, cerca de 01 xícara de leite (o quanto baste para a massa ficar elástica).

Modo de fazer: Deposite numa pequena bacia a farinha. Abra uma cova no meio dela e deposite os ovos. Bata os ovos e adicione sobre eles os demais ingredientes. Com um garfo, incorpore todos os ingredientes até que a massa fique consistente, mas elástica. Numa pequena panela coloque cerca de 03 a 04 centímetros de óleo e uma gotinha de álcool para que a massa não absorva gordura. Frite os bolinhos e cubra-os com açúcar e canela.

Adoooooorooooo.... Hehehehe. Não há nada melhor nestes dias de chuva e umidade do que o bolinho.

Ainda nesta onda de comida, descobri dois sites muito bacanas com opiniões de seus donos sobre os estabelecimentos, principalmente da região da Serra Gaúcha. Um deles é o www.destemperados.com.br. Não li muitas coisas, mas achei a opinião dele sobre a Doceria Stella sensacional. E o outro cujo nome eu adorei é o agnoline.blogspot.com.


That's all folks. Bom final de semana a todos!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário