terça-feira, 12 de julho de 2011

Coisinhas do passado...


Entristece-me a idéia que as gerações futuras não conhecerão certas coisas que foram parte da minha infância. Eu sei que falando desta forma parece que sou muito velha, mas tanta coisa mudou em um período tão curto de tempo que acredito que logo muitas coisas se perderão. Caxias já tem um carro a cada dois habitantes e cozinhas em que, caso eu deite no chão, o início fica na minha cabeça e o fim nos meus pés. Isso que não sou muito alta. Nas casas mais antigas, as cozinhas eram enoooormes, e era provavelmente a parte da casa mais habitada.

Quando eu era criança meus avós tinham uma máquina de fazer massa. Era de madeira e, enquanto um girava uma manivela para que a massa passasse e tomasse forma, o outro ficava passando farinha na massa já com um formato definido para que não grudasse. Era sensacional e a massa ficava deliciosa. As minhas amigas todas conhecem este aparelho, mas meus primos mais jovens acredito que não.

Comidas como minestrone (o nosso é bem diferente do original, da Itália), tortéi, grostoli, agnoline, pien... Várias comidinhas que eu acredito que daqui alguns anos sofrerão riscos de extinção. Num movimento contrário a esse (hehehe, isso soa tão mais nobre do que é realmente), publico aqui a receita de grostoli da minha vovó, que é uma delícia. A massa pode ser dividida em duas e uma parte congelada por até um mês, porque a receita rende bastante.


Grostoli:

Ingredientes: 900 gramas de farinha, 05 ovos, 01 xícara bem cheia de leite, 120 gramas de farinha, 02 colheres de sopa de cachaça, 02 xícaras de açúcar, 04 colheres de café de fermento.

Modo de fazer: Colocar a farinha em uma bacia grande e fazer um buraco no meio. Nele, bater os ovos. Adicionar aos ovos batidos a cachaça e o açúcar. Misturar aos poucos o creme de ovos à farinha.

Enquanto isso, derreter a manteiga no leite. Acrescentá-los na massa e adicionar o fermento. A massa deve ser mexida com uma colher até ficar esponjosa, após isto deve ser sovada com as mãos. Ela ficará macia e um pouco grudenta.

Sovar a massa em uma superfície untada. Ela deve ficar na geladeira por algumas horas coberta por um pano,     .
Abri-la na mesa e cortá-la em losangos. No meio do losango deve ser feito um pequeno corte, pois a ponta dele irá passar neste furo.


Depois disso é só fritar em óleo quente e polvilhar com açúcar. É uma das melhores coisas com café, fica quase perfeito.

Outra coisa do meu estado que sempre me faz feliz, sempre mesmo, por mais que eu já saiba de cabeça e tenha visto tanto ao vivo quanto em DVD inúmeras vezes é A Trágica Paixão de Marcelo por Roberta.


Acho que a maior parte dos gaúchos já teve o prazer de vê-los, nem que seja no Jornal do Almoço. O Tangos e Tragédias é um espetáculo que é mais velho que eu e é imperdível, sempre que eu assisto o DVD dos 20 anos alegra meu coração.

Well, enjoy the day!

Nenhum comentário:

Postar um comentário