terça-feira, 26 de julho de 2011

Dia dos avós - e outras coisinhas...



Nestes dias de frio e muita umidade de Caxias, até o passarinho é pendurado no sol para ventilar... Até ele devia estar meio mofado com tantos dias molhados. 


Entre ontem e hoje tive algumas supresinhas tão felizes... Ontem estava no centro quando ouvi alguém gritar "Bea". Olhei para o outro lado da rua e estava uma das minhas queridas amigas, uma das minhas pessoas preferidas no mundo. Ficamos uns vinte minutos na rua conversando e rindo tanto que fiquei ainda meia hora rindo sozinha depois que cada uma de nós seguiu seu caminho. 

Já hoje fui caminhar. Saí com minha mãe na hora que ela ia trabalhar. Na rua que nós nos separamos havia uma guriazinha de uns cinco anos ruivinha, coisa mais linda, com uma "sportolinha", uma cestinha de palha na mão. Quando minha mãe se aproximou dela, ela fez questão de mostrar o conteúdo da cestinha. Fiquei sabendo mais tarde que era um passarinho. É impossível ver uma cena assim e não sorrir, desafio até a mais fria e desagradável das criaturas a ficar impassível diante disto. 

Por fim, na volta da caminhada passei na minha vó, que fazia sopa de fidelini. O Fidelini é uma massa mais fina que o spaghetti, usada somente para sopa. O caldo dele, assim como do agnoline (que é um capeleti artesanal), é um líquido delicioso e familiar, se é que pode se dizer isto sobre um caldo. Minha vó sempre dava uma canequinha para meu vô e eu tomarmos quando eu era criança, ainda de manhã, quando ela estava preparando a sopa. Sempre que tenho oportunidade, gosto de repetir este ritual. Para quem quiser somente um caldinho delicioso e que aquece a barriga e o coração, é bem fácil. É somente ferver água, colocar um caldo de galinha, cebola, salsinha, talvez também um espinafre. Além disso, é bom colocar uma chuleta e uma coxa de galinha (importante sempre colocar carnes com osso, que é fundamental para o gostinho do caldo - as sem osso não tem este poder). Quando eu morava sozinha acabava fazendo sempre sem as carninhas, então é mais rápido, mas fazendo da forma da minha vó é bom deixar o caldo fervendo cerca de uma hora e meia. Para fazer a sopa mesmo, é só acrescentar o fidelini ou o agnoline, eles ficam prontos em um instante. Bah, juro que o agnoline deveria ser tombado pelo patrimônio histórico, é the best soup ever... 

Graças a Deus pelos avós... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário