sábado, 14 de janeiro de 2012

About food!


Essa semana presenciei em alguns momentos de como as pessoas são mal educadas no que diz respeito ao desperdício de comida. Em momento de intensa seca no estado, há pessoas que abrem uma garrafa de 500ml de água e tomam um gole, todo o resto vai fora. Que enchem seu prato de comida e comem somente metade dele.

O avô do meu pai fugiu da Alemanha em uma época de fome e confusão. Morreu em função disso. A avó dele aprendeu a valorizar a nossa abundância de alimentos e não deixava meu pai sair da mesa enquanto não terminava seu prato. Ele conta que algumas vezes chegou a dormir em cima da mesa, mas ela não dava o braço a torcer.

No país em que vivemos, de tantos extremos, não me conformo quando vejo alguém jogando comida fora. Além da criação do meu pai, tenho avós com origens das colônias, que ganhavam a vida da terra, do alimento, e me ensinaram o valor dela. Este foi um dos ensinamentos mais valorosos que ganhei. Faço um apelo aqueles que são pais, que convivem com as crianças, ensinem seus filhos o valor da comida, a comer aos poucos, a conhecerem o que estão comendo, o benefício que cada coisinha trará para seu corpo e sua alma.



Agora sobre as fotos! A primeira foto é da figueira. Agora é época de figo, eles começam a aparecer. Eu adoro! E, como dizia meu vô, os "becca figgi" (ladrões de figo) também. Vários figuinhos que já estavam prontos para comer foram devorados pelos pássaros, mais rápidos que eu. É uma das minhas melhores lembranças, meu vô no fundo do lote mexendo o tacho enorme para fazer figada. Lembro até do cheiro quando penso nisso.

A segunda foto é do alho poró, remanejado pela minha vó para suas raízes ganharem espaço, e das salsinhas, que já estão a todo vapor. Bah, é um dos melhores cheiros possíveis, o da salsinha. Ela faz toda a diferença. E a última foto é das mudinhas do repolho, que também aparecem bem bonitinhas. Todos estão felizes com a chuva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário