quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Another cliche...

Um amigo querido me contava sobre Berlim na noite de quinta feira passada, em uma espécie de bistrô muito bacana de Porto Alegre. Ele me contou sobre uma cena em particular de casais dançando em frente ao rio. Assim, numa rua, simplesmente dançando. Imagino o quanto isso proporciona leveza à alma. Ele descreveu Berlim como uma cidade bem organizada, possível de caminhar e andar de metrô a todo momento. Vi fotos de prédios baixinhos e ruas bem cuidadas. Inúmeros museus e passeios encantadores.

Nessa noite nós fomos no pequeno lugar que citei no início do post. Caminhamos e conversamos meio sem rumo em ruas bem lindas de Porto Alegre, com corredores de árvores  velhinhas e imensas. Vimos pelas janelas abertas interiores “engraçados” de alguns apartamentos e jardins maravilhosos e jurássicos. Chegamos neste pequeno estabelecimento no início do cheiro de chuva e fomos recebidos com pétalas de rosas pelo dono do lugar. Nem preciso dizer o quanto adorei.

O que vou escrever agora é mais um clichê. Sei que tenho escrito vários ultimamente. Mas penso que o ser humano busca constantemente a realização pessoal nos lugares errados. As pessoas adquirem dívidas homéricas para sustentar uma determinada imagem enquanto poderiam fazer as mesmas coisas sem tantas marcas famosas, sem tantos badulaques no carro, sem tanta produção. Elas se intoxicam buscando essa eterna “pseudo felicidade” prometida pelo glamour, buscam a solução para suas inquietudes em milhares de “pseudo amigos”, em uma vida social super badalada, em “olhem como sou poderoso, troco de carro a todo ano, tenho todas as últimas tecnologias, todos me conhecem”, em conversas superficiais nas redes sociais.

Felicidade é um conceito impessoal e intransferível, como uma senha bancária. Não é constante, ninguém é Pollyanna o tempo todo. Mas acho que é mais fácil buscá-la em pétalas de rosas, corredores de árvores e danças na beira do rio do que nos lugares onde a superficialidade impera.        

         
PS: Ando meio sem tempo de fazer trabalhos, então essa foto é de um pedacinho de felicidade diferente! That's all folks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário