segunda-feira, 18 de julho de 2011

O inverno voltou...

Aqui na terra dos gringos o inverno está de volta. Para quem não sabe, gringo é a forma como nos referimos a nós, descendentes de italianos e alemães, com as bochechas rosadas, cujo volume da voz é um pouco acima do normal, bem como a paixão por comida... Nós que trocamos quase qualquer coisa por uma sopa de agnoline bem feita, que comemos bergamota indo a pé para Caravaggio, aliás que comemos bergamota praticamente o inverno inteiro. No filme Casamento Grego a atriz Nia Vardalos diz que os gregos têm dois volumes: alto e mais alto. Com os gringos é parecido... Os gringos se reúnem para comer pinhão na chapa, creme de laranja e sagu (cujo vinho é daqueles garrafões... se for de algum parente da colônia melhor ainda). Um prato de bigoli com polpeta (bigoli=espaghetti), hum, just heaven. Os gringos devem sempre comer alguma coisinha na casa das tias, porque caso contrário é ofensa. E rimos alto enquanto fazemos tudo isso... Adoro ser gringa.

Eu tive a sorte de ter um coelho por 03 anos e meio da minha vida. Um coelho de criação mesmo, que viraria churrasco caso meu vô não o adotasse, bem grandão. Eu não esqueço o dia que meu vô me deu o Mimo (este, é claro, é o nome dele). Ele era tão pequeninho que estava numa gaiola de passarinho. O Mimo era atípico. Ele ficava comigo enquanto fazia meus temas de escola deitada numa manta no lote dos meus avós. Quando eu tinha um pacote de bolacha maria, ele roubava as bolachas. Quando eu tinha um pote de salada de frutas, ele ficava com os bigodes babados de tanto se fartar. Era a coisa mais engraçada da vida. Quando meu vô capinava em sua horta, ele ficava seguindo meu vô, em seus calcanhares. Ele comia morangos da plantação do meu vô e voltava para nós todo feliz, com a boquinha vermelha. Quando era frio, ele ficava dentro de casa, atrás do fogão a lenha, saindo somente quando a natureza chamava (ele tinha um "banheiro" predeterminado no canto do lote). Ele adorava pinhão cru e, a meu exemplo, não comia cenoura. Eu passeava com ele no meu antigo carrinho de bebê. Ele fez um buraco imenso, de onde saía imundo, mas em cinco minutos estava limpo. Em cima deste buraco meu querido vovô fez um telhadinho para ele.

Todas estas lembranças do Mimo vieram porque neste final de semana passamos num lugar cuja casinha do cão tinha uma pequena calha. Indagando o quanto este cão deve ser querido para seus donos, lembramos o quanto meu Mimo era querido para meu vô, que fez adaptações similares em seu lote para ele. E eu tive a imensa benção de conviver com os dois. E esta fotinho era de um dos lugares preferidos deles. E meu também.


Mudando um pouquinho de assunto, adoro panquecas de todos os tipos... E acho lindo aquelas panquequinhas doces de café da manhã, acho que alegra o dia de qualquer um uma pilhinha de panquecas matinais. No livro da adorável Nigella ela tem uma receita de um mix de panquecas homemade, mas instantâneo... Achei deliciosa a ideia de ter um pó semi pronto, mas caseiro, para momentos tentadores. Abaixo está a receita, que eu nunca tentei. Porém, como os americanos e os ingleses costumam comê-la com uma calda terrivelmente doce, a receita tem pouco açúcar. Acredito que para comê-la pura ou sem calda seja necessário um pouquinho mais.


A receita do mix caseiro é: 600 gramas de farinha de trigo, 03 colheres de sopa de fermento em pós, 02 colheres de chá de bicarbonato de sódio, 01 colher de chá de sal e 40 gramas de açúcar (eu colocaria um pouquinho mais, mesmo não gostando de coisas muito doces).

Misture todos os ingredientes e mantenha num vidro fechado. Quando for o momento de fazê-las, siga as instruções abaixo:

Para fazer a massa e as panquecas: Para cada 150 gramas do mix de panquecas, acrescente e bata tudo (com as mãos ou mixer).
01 ovo, 250 ml. de leite e 01 colher de sopa de manteiga derretida.

Aqueça uma frigideira antiaderente. Ponha de 1 e 1/2 a 02 colheres de sopa de massa na frigideira quente e untada. Quando aparecerem bolhas na superfície, vire para que fiquem douradas dos dois lados. Rende cerca de 15 panquecas de 08 cm. de diâmetro.

Uma pequena observação: Sempre acho bastante tensa a hora de virar as panquecas, então é sempre bom dar uma olhada no lado de baixo dela para que não queime.

Well, that's it! Bom dia de chuva a todos!

Um comentário:

  1. Que lindo texto, Bea! Me deixou saudoso de comer o pratão de bígoli da minha avó e tomar chimarrão com ela ao redor do fogão à lenha no inverno. E a parte do coelhinho, então... fiquei com vontade de ter um. :)

    ResponderExcluir