segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Primeiro post do ano!

Começo o ano com um vídeo que vi no site Casa da Chris e adorei.


Adoro feiras livres. Adoro a "anarquia" civilizada de uma feira, as cores, as provas de frutas, adoro as pessoas com sua sabedoria diferente, adoro as cenas simples de filhos ajudando seus pais, a simpatia das pessoas, adoro tudo isso. Espero que as gerações futuras tenham a sorte de conhecer as pessoas que nos alimentam da forma "humana" possível. Para quem nunca foi, vá a feira. Além de ser uma alegria, é uma das formas mais baratas de se comprar frutas e vegetais de qualidade.



Por falar em comida, sábado a noite estreei uma receita de bacalhau. Falhei um pouquinho no processo de dessalgamento dele, mas como foi a primeira vez que toquei num bacalhau cru, já era esperado. Ele precisa ficar umas três noites na geladeira com água e gelo, e esta água precisa ser trocada várias vezes. Tirando isso, o resultado final foi gostoso. Ele foi tostado na panela com alho e salsinha (de produção caseira essa última, fresquíssima) e depois levado ao forno para terminar de cozinhar. O espinafre, que havia sido um pouco refogado com uma cebola em fatias, vai para a panela do bacalhau com azeitonas. E a batata, fervida previamente, termina de ser cozinha nesta mesma panela. Então aproveitamos os gostinhos dos temperos em todos os acompanhamentos. Na receita original, o espinafre vira um purê no liquidificador, mas eu eliminei esta etapa e o servi picado grosseiramente. Ficou bem gostoso. Além disso, minha mãe fez o delicioso estrogonofe de camarão que havia feito no Natal e preparamos também a saladinha cuja foto está aí em cima.

Para a salada, piquei dois tomates em cubinhos e deixei umas duas horas no azeite de oliva. Confesso que não sei se faz diferença no gosto, mas deixei os dois se conhecendo de qualquer forma. Depois eles foram colocados em uma tigela com alface americano orgânico (excepcionalmente bonito, principalmente se considerarmos a seca dos últimos tempos). E por fim, já no prato, colocamos uma fatia de queijo brie levemente derretido. Esse queijo fica muito gostoso em saladas com alface. Comi essa salada num restaurante em Vila Madalena, em São Paulo, e adorei. Bem simples de ser repetida em casa.

Para o almoço de domingo já estava planejado que eu faria um risoto. Para diluir um pouco o sal do bacalhau que sobrou, meu pai cuidadosamente o desfiou. Piquei todos os ingredientes (olhem o resultado feliz na primeira foto do post) e fiz o risoto da forma que já ensinei aqui no blog há um tempo atrás. Risoto é uma das receitas mais interessantes, porque permite inúmeras possibilidades de combinação. E a maior parte delas pode ser encontrada na feira! Não acrescentei sal, então com o acréscimo do bacalhau ficou temperado bem no ponto que gostamos aqui em casa. De sobremesa, frutinhas vermelhas, kiwi e sorbet sem açúcar e gordura, para dar uma aliviada nas comilanças do dia anterior. It was delicious.

Finalizo com pequenas esperanças de ano novo. Espero neste ano que estréia ser uma pessoa um pouco melhor. Quero tentar pensar um pouco mais antes de falar. Julgar um pouco menos. Escutar mais do que falar (confesso que este será difícil). Dizer menos "eu". E espalhar coisas bonitas e felizes por aí... That's all folks.

Um comentário:

  1. oie flor!
    Que bom que vc gostou da matéria! Eu tb achei bem legal!
    Obrigada pelo carinho viu?
    Bjo e um 2012 maravilhoso para vc e sua família!
    Ruby =';'=

    ResponderExcluir