quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Como pregar um botão e outras coisas que sua avó sabia fazer


O livrinho acima foi a primeira aquisição da Feira do Livro que aconteceu aqui em Caxias. Super adorei. Ele começa com a escritora contando que foi toda feliz fazer uma torta de ruibarbo e, quando foi servi-la, surpresa: ela comprou rabanete, o gosto ficou horrível. Nessa situação ela observou como havia desacostumado de fazer coisas para si mesma, uma vez que não sabia nem sequer diferenciar um ruibarbo de um rabanete (confesso que não faço a menor ideia qual é a aparência de um ruibarbo in natura).

Com esse susto ela percebe que as pessoas não sabem mais fazer as coisas básicas, pois sempre há quem as faça por elas. E neste momento de crise nos Estados Unidos (a escritora é americana) a importância de saber fazer as coisas básicas aumenta muito. Com dicas sobre diversos assuntos, desde tirar mofos de armários, matar lesmas da horta, fazer pão até levar uma vida mais ativa na comunidade, o livro é sensacional. Claro que eu compartilho muito do cérebro da minha bisavó, mas eu amei a maneira feliz e divertida que ela escreve. Muito bacana!

E é engraçado como a medida em que a vida "avança" vamos desaprendendo as coisas. Vejo como meus avós sabiam fazer praticamente tudo, mas pais ainda sabem muitas coisas e eu agora começo a aprendê-las. Meu vô era sensacional, em seu escritório ele conseguia arrumar tudo, adaptar qualquer coisa para o melhor aproveitamento possível. Em compensação, ele não fazia a menor ideia sobre como funcionava um computador. Um dia, Deus sabe por que, eu cismei que queria uma perna de pau. Ele fez para mim! Ele era o cara...

De qualquer forma, para quem quiser aprender coisas do passado e não tem mais os avós por perto, o livro é muito gostoso de ler. Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário