quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Qual é o significado para ti?

Comida é algo engraçado. Como ela nos remete a pessoas, a momentos, a situações talvez... Como ela pode ser relacionada a aprendizados ou a sentimentos. Uma das memórias mais antigas que eu tenho é meu vô na cozinha mexendo a polenta. Eu consigo vê-lo até hoje fazendo isso. Acho que minha vó ainda trabalhava quando eu era criança, então ele ajudava com o almoço. Tenho essa lembrança muito clara. Lembro que ele me olhava quando comíamos e dizia "nem precisa de dente para comer isso aqui".
Meu pai não cozinha. No entanto a vó dele cozinhava e ele aprendeu algumas coisas com ela. Lembro de um Natal quando era criança que ele fez "the best" rabanada que eu já comi na vida. Era muito boa. Foi uma única vez na vida, mas bah.... E a farofa que ele fazia então? Não existe farofa melhor do que a que meu pai fazia.
Minha vó aprendeu a cozinhar com a mãe dela, Amabile. Adoro esse nome. Eu não a conheci mas dizem que ela era uma cozinheira magnífica. Que ela tinha um ditado, que as pessoas deviam esperar pelo risoto, e não ao contrário. Acho esses ditos sensacionais. Minha vó era uma "maestra", professora no nosso dialeto local. Mas na cozinha ela parece uma maestra no sentido musical, coordenando os temperos, os ingredientes, as panelas.
E hoje vou comer a melhor panqueca que há, a da minha mama. Minha mãe faz as comidas do jeito dela, com a personalidade dela. Eu adoro. Eu nunca enjoo. Às vezes ela reclama que sempre faz as mesmas coisas, mas eu nunca enjoo. Não sei qual é a mágica. Mas o almoço é sempre um momento delicioso.
Eu não sei qual é minha marca. Aprendi algumas coisas com minha vó, outras com minha mãe. Aprendi na faculdade, aprendi tentando, tentei errado inúmeras vezes. Ainda não sei qual é meu estilo. Se é que eu tenho um... Mas sou uma adoradora da comida e do sentido que ela tem, do significado que ela imprime a vida.

Despeço me hoje com meu primeiro bordado natalino do ano e mais alguns cartãozinhos natalinos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário