segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Unhas cheias de terra


Admiro pessoas que, através de seu estilo de vida, acabam trazendo um pouquinho dele para outras pessoas. Acho que não expliquei direito. Bom, na verdade, me refiro a um recanto que adoro em Caxias, o Barlavento. É um lugar na Rota do Sol em que os morangos hidropônicos crescem em meio a natureza e a um rock antigo e de qualidade. Com estes morangos são feitos diversos lanchinhos muuuuuito gostosos e um dos melhores sucos que eu já tomei. Além de um chá que é coisa mais amada. E um iogurte embalado em vidrinhos retornáveis fofos, bah... Just amazing.

O lugar é maravilhoso em termos de natureza, uma área super preservada, conta com algumas atividades como uma pequena parede de escalada e tirolesa, e nesse sábado tivemos a surpresa agradável de encontrar galinhas e coelhos também! Ótimo para aquelas crianças que acham que as galinhas são os peitos de frango congelados no super mercado. As ovelhas (criaturas mais amigáveis que existem) já estão lá há um tempinho também, administrando o crescimento da grama.



Enfim... Um pequeno paraíso pertinho da cidade. Sem dúvida não é tão fácil viver afastado do centro. Estamos tão acostumados com tudo relativamente fácil em termos de alcance. Lá o celular também não tem sinal (pelo menos o meu não), para qualquer coisa é necessário o uso do carro... Em compensação, imagino que o filho do dono do lugar, que ainda é uma criança, crescerá com uma concepção de vida completamente diferente das demais crianças. Provavelmente ele saberá dar grande valor ao meio ambiente, aos animais, ao que vem da terra. Possivelmente terá menos apego ao que nos é "fundamental".

Estava conversando sobre infância com meu pai neste final de semana, sobre coisas que eles me proporcionaram quando eu era criança e que percebo o quanto foi importante. No momento me referia a natação. Para melhorar meus problemas respiratórios e fazer uma atividade física meus pais me colocaram na natação quando tinha 06 anos e só parei aos 18, quando fui morar em Canela para estudar. O que foi muito bom para vários aspectos da minha vida que serão assunto para outro post. Meu pai, no entanto, disse que provavelmente a melhor coisa para minha infância foi meu vô ter me construído uma enxadinha, para que eu pudesse capinar na horta junto com ele. Ia para casa à noite em tal estado que minha mãe queria me colocar no tanque direto, junto com minhas roupas. A experiência me ensinou a dar valor para muitas coisas, a respeitar muitas coisas, a perceber uma sabedoria diferente da minha... Claro que muito disso percebo somente agora, mas sou muito feliz por ter tido essa oportunidade.

Cada vez mais é improvável, mas acredito que seria bom para todas as crianças darem um tempo de seus aparelhos super tecnológicos, suas comodidades e ter as unhas cheias de terra e os joelhos ralados, nem que fosse por um final de semana. E quem puder, conheça o Barlavento. É revigorante. That's all folks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário