segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Imposição


No final de semana passado um acidente de carro trágico aconteceu no Centro da cidade. Interrompeu a vida de 03 rapazes e o quarto está no hospital. Eles estavam em altíssima velocidade, perderam o controle e... Bem, desnecessário dizer o resto. As vítimas eram rapazes jovens, acredito que de famílias humildes, que vieram a Caxias e começaram a trabalhar na metalurgia, se não me engano. Estávamos conversando sobre isso, uma amiga minha e eu, ela expôs um ponto de vista da qual eu não havia pensado: em nossa sociedade cujo consumo e aparência são super valorizados, esses guris sozinhos com dinheiro em uma cidade razoavelmente grande se sentem "deslumbrados" pela possibilidade de chamar atenção, de conseguir "coisas" que até então não tinham possibilidade de obter. É difícil julgá-los, por este ponto de vista. É claro que não concordo em alguém dirigir a 152 km em uma avenida como a Julho de Castilhos, é suicídio. Mas talvez nossa sociedade esteja criando um pouco essas situações.

Em um mundo ideal, todos são educados em estruturas familiares sólidas, amorosas e com valores. Não sucumbem a comerciais vazios sobre a importância de se ter um carro de luxo para uma vida bem sucedida, roupas de marcas caríssimas e novidades tecnológicas a todo momento para alcançar a felicidade. Não se entregam a pressão alheia para manter um determinado comportamento. Pensam mais no que importa realmente do que em uma vida repleta de dívidas e frivolidades para atender um suposto padrão ideal de vida.

Um amigo querido uma vez me disse que tem bem claro em sua consciência as pessoas para quem ele deve explicação e consideração. Gilmar Marcílio, em sua coluna do Pioneiro deste final de semana, disse que uma das melhores coisas em se alcançar a maturidade é se livrar de tudo que é excesso, tudo o que sobra, tudo o que se acumula sem necessidade. Provavelmente essas são as duas questões chave para evitar acidentes como este que aconteceu no final de semana passado. É claro, estou somente supondo de fora, não conheço realmente nenhuma das vítimas e sei muito pouco sobre as suas histórias. Mas pessoas que conseguem levar a vida de forma equilibrada, com princípios sólidos, provavelmente não terão problemas em tomar as melhores decisões, em avaliar o que realmente é importante e o que é apenas superficial. Claro que esse é um conceito que varia muito, quem sou eu para defini-lo. Mas é algo para se pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário