quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Evolução


A cidade está em constante mudança. Uma que, na minha opinião, é uma grande perda para nós é o que acontece na Chácara dos Eberle. Claro que a cidade deve evoluir, porém acredito que certos patrimônios devem ser preservados. A área em frente a casa rosa (penso ser uma das construções mais lindas da cidade) foi completamente desmatada e descaracterizada para virar, é claro, um empreendimento de luxo. Tirei essa foto do Click RBS, onde há uma matéria sobre o assunto, em que inclusive os proprietários dizem que foi tudo feito com as devidas autorizações da prefeitura.

A chácara originalmente abrigou 11 residências em seu território e foi um dos cenários para o filme O Quatrilho. Lembro que nesses dias minha vó e eu tínhamos que desviar o caminho para casa dela, uma vez que a rua estava fechada para as filmagens.

As ruas já extremamente movimentadas do entorno receberão mais Deus sabe quantos veículos provenientes destes dois prédios de cerca de19 andares cada. Quanta poluição, quanto calor, quanto esgoto... Quanta coisa ruim temos a ganhar enquanto perdemos tamanho patrimônio cultural e ambiental da cidade. Sucumbimos ao luxo e aos confortos (muitas vezes desnecessários), derrubamos inúmeras casas para que a cidade "progrida", enquanto o número de moradores de rua aumenta significantemente. Crescimento sem planejamento, sem uma base sólida. Enfim... Que venha o progresso.

Mudando de assunto, fiquei surpresa em descobrir que a Rosana Jatobá, que apresenta a previsão do tempo normalmente na Globo, escreve um blog sobre questões ambientais de uma forma bem bacana. Gostei particularmente deste texto dela, que segue no link http://g1.globo.com/platb/rosanajatoba/2010/11/19/condenados-ao-consumo/.

That's all folks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário