quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Bolo de vó

Minha vó tem algumas receitas que acredito que nem ela lembre mais como aprendeu. Uma em particular, de bolo. Bolo de bolo, aqueles bolos que são os melhores de tomar com um café, úmido, com um gostinho de laranja ou limão no fundo. Bonitos, redondos, com um furo no meio, o tipo de bolo que se espera encontrar na casa da vó. Minha vó faz este bolo desde que eu me lembro, talvez até desde que minha mãe se lembra. Meu vô adorava. Eles tinham um ritual: ele ficava roubando pedaços direto do prato do bolo para a boca, minha vó dizia: "Firmino, pega um prato!" Meu vô não pegava, continuava roubando pedacinhos e me olhava dando uma piscadinha, um segredo entre nós. Era a coisa mais engraçada. Toda vez que minha vó fazia bolo a história se repetia.

A receita é bem simples, além de simplesmente perfeita para acompanhar um café da manhã:

Ingredientes:
- 04 ovos,
- Cerca de 3/4 de um tablete de manteiga,
- 01 xícara (chá) de leite morno,
- 01 limão ou laranja (suco e raspas),
- 03 colheres (café) de fermento,
- Cerca de 03 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada.

Bater as claras em neve. Separadamente, bater as gemas com manteiga. Acrescentar o açúcar e continuar batendo até formar um creme claro. Acrescentar o leite, o suco e as raspas do limão ou laranja. Bater até a massa ficar elástica. Ainda com a mistura na batedeira, adicionar aos poucos a farinha. Caso seja necessário, colocar mais leite ou farinha.

Misturar manualmente as claras à massa. Ela ficará um pouco líquida. Distribuir a massa em uma fôrma redonda untada e colocá-la em forno pré aquecido durante cerca de 40 minutos. No inicio do cozimento o fogo deve estar alto, porém é necessário diminui-lo aos poucos em seguida.

Também podemos separar uma parte da massa e misturá-la com 02 colheres de sopa de chocolate em pó. Na fôrma, intercalá-la com a massa branca. Fica tri bom! Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário