segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Diversos assuntos...


Acho que há pessoas que são iluminadas. Semana passada achei emocionante a imagem dos pinguins voltando ao mar após serem tratados em Rio Grande. Eles foram tratados após serem encontrados debilitados e sujos de óleo a caminho da Patagônia. Ainda bem que existem estas pessoas que se doam a causas maiores que elas. Caso contrário, já teríamos perdido ainda mais do que já perdemos do mundo. Boa sorte a estes mocinhos.

Este final de semana li também sobre o aniversário de 30 anos do grupo teatral Miseri Coloni. Eles se uniram para que o preconceito contra a imagem do colono diminuísse. Acho isso tão irônico, algumas pessoas sentem tanto orgulho de suas raízes italianas e vergonha dos colonos. A maior parte dos italianos que vieram para cá estavam em uma situação precária, caso contrário teriam ficado na Itália. Os colonos, no entanto, construíram a base confortável da vida que muitas pessoas levam hoje. Meus avós nasceram na colônia. Eles me ensinaram muito, e muito deixei ainda de aprender.

Sou bisneta de um alemão, que fugiu de uma Alemanha precária para uma vida melhor no Brasil. Ele morreu em decorrência a precariedade de seu país em uma época difícil. Devido a isso, minha bisavó não deixava meu pai sair da mesa enquanto ele não tivesse terminado o prato. Ele me conta que às vezes pegava no sono, mas a Sra. Beatriz (meu nome é uma homenagem à ela) não permitia que ele levantasse. Minha vó mesmo nunca cedeu aos meus apelos para pular a vagem na hora do almoço. Também ela foi criada em uma realidade em que tudo era aproveitado, em que por mais confortável que fosse a situação de sua família, todos tinham seus afazeres e noções do trabalho que havia por trás de uma mesa de comida, por exemplo.

Sinto me deprimida ao ver estas crianças mimadas em shoppings que exigem doces de seus pais antes do almoço, depois desperdiçam mais da metade de um prato de comida. Tantas famílias já em Caxias vivem em condições de extrema pobreza e os pais não conseguem ensinar aos seus pimpolhos a importância social e nutricional de comerem até o fim, de comerem direito, de comerem o raio do alface.

Não acho que a solução para os problemas seja viver no passado, mas talvez não custe resgatar um pouco os valores de pessoas que sofreram para que as gerações futuras pudessem ter mais conforto. Dei somente um exemplo que acredito ser bastante presente, mas há outras tantas lições que estamos deixando para trás. Tchau Nanetto Pipetta.


Por fim, tive uma experiência deliciosa neste sábado. Minha vó, minha mãe e eu misturamos algumas receitas de Croque Monsieur e criamos a nossa. Bah, devo dizer que minha vó faz the best molho branco ever. O resultado final foi este! E a nossa receitinha personalizada segue abaixo. To all, a wonderfull week!


Molho branco:
Ingredientes: Cerca de 100 gramas de manteiga sem sal, 01 cebola, cerca de 700 ml de leite, 02 colheres (sopa) de farinha de trigo, 01 caldo de galinha.

Derreter a manteiga em fogo baixo. Refogar a cebola quando a manteiga já estiver derretida. Acrescentar o caldo de galinha e deixar no fogo até tudo dourar. Colocar estes ingredientes no liquidificador com parte do leite.

A outra parte do leite será utilizada para dissolver a farinha. Esta mistura também deve ser colocada no liquidificador. Bater tudo até ficar com a consistência líquida.

O molho deve ser levado de volta ao fogo baixo e mexido de vez em quando. Para ficar mais líquido ou mais consistente, adicionar mais leite ou farinha. Adicionar uma pitada de sal. Quando estiver quase pronto, acrescentar ao molho queijo parmesão ralado.

Para a montagem do sanduíche, coloquei uma fatia de pão, passei um pouco de mostarda de Dijon (pouco, pois ela é picante), uma fatia de presunto e uma de mussarela de búfala, e repeti a ordem (mais uma fatia de pão com mostarda, uma fatia de presunto e uma de queijo e fechei com uma fatia de pão). Fiz seis sanduíches e cobri com o molho branco e um pouco de queijo ralado. Coloquei no forno em fogo baixo por cerca de 40 minutos, até que o molho ficasse dourado. E ficou delicioooooooso. Minha próxima tentativa será com peito de peru.  Receita fácil e aprovadíssima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário