quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Diferentes formas de arte

No Bom dia Brasil de hoje mostrou algo realmente inspirador: a orquestra da comunidade de Heliópolis, uma das maiores favelas da Zona Sul de São Paulo. Um maestro chamado Zubin Mehta os regerá numa apresentação que, pelo que foi mostrado dos ensaios, será breath taking. Ele está envolvido em diversos projetos similares a este, além de ser diretor artístico vitalício da Filarmônica de Israel. Através dele, um dos músicos da orquestra de Heliópolis terá a oportunidade de ir a Israel para estudar música. Acho incrível uma pessoa que consiga perpetuar formas clássicas de arte e mudar a vida de crianças e jovens que nunca teriam tal oportunidade de outra forma. Que poderiam ter suas vidas desperdiçadas na violência, o caminho óbvio para muitos que nascem em comunidades carentes. Não gosto muito de frases prontas, mas tem uma que realmente acredito: Seja a mudança que você quer ver no mundo. O trabalho deste maestro ilustra esta frase. Abençoado seja por acreditar que tais mudanças sejam possíveis. Por querer multiplicar o que há de belo através das escolhas menos óbvias. Que cada vez mais este maestro e as crianças e jovens inspirem outras pessoas a acreditar em algo.

Por falar em arte, hoje de manhã aqui em casa trocamos os dramas da televisão pelo DVD Quindam, do Cirque du Soleil. Não consigo imaginar como alguém é dotado da capacidade de coordenar sons, imagens, dança e encantamento desta forma. Não consigo descrever. Parece um mundo a parte, acredito que até as músicas sejam cantadas em um idioma próprio. Como é possível recriar tanta beleza? Essa foi uma das partes que mais gostei do espetáculo.

Encerro hoje com uma fotinho liiiinda de um craft natalino (I am not the only one adiantada). Vi no blog oh-marie.blogspot.com , ela tirou do Flickr mary made me. Adorei!


Nenhum comentário:

Postar um comentário